Plano de ensino - Fitotecnia I - 20171
PLANO DE ENSINO
Curso:
Bacharelado em Agronomia Integral
Disciplina:
Fitotecnia I (algodão e soja)
Carga
Horária: 80 hs
Regime:
Presencial Turno:
Integral
Ano/Turma:
2017/1
Docente
Titular: Victor Arlindo Taveira de Matos
Docente
Colaborador:
Ano/Semestre: 2017/1
Data: 25/03/2017
PLANO DE ENSINO
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2017/1
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CURSO
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REGIME
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Bacharelado em
Agronomia Integral
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Seriado Semestral
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TURMA
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TURNO
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7º semestre
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Integral
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COMPONENTE CURRICULAR
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C.
H. (Horas)
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Quantidades
de Aulas
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Total
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Teórica
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Prática
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AG701
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80
horas
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20
AULAS
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16
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4
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DOCENTE RESPONSÁVEL
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Victor Arlindo Taveira
de Matos
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DOCENTE COLABORADOR:
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ANO/SEMESTRE
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2017/1
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EMENTA
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·
Soja e algodão: aspectos relacionados a sua
importância: Distribuição mundial e no Brasil. Origem e classificação botânica.
Estádios de desenvolvimento. Exigências bioclimáticas e de solo. Principais
variedades. Tratos culturais e fitossanitários. Colheita e beneficiamento.
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OBJETIVOS
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GERAL:
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·
Capacitar os
discentes para caracterizar as plantas de algodão e soja e suas partes;
·
Identificar a
importância econômica das culturas para o setor agropecuário;
·
Identificar os
fatores genéticos e/ou ambientais que influenciam na fisiologia e
comportamento de algodão e soja;
·
Reconhecer,
compreender e estabelecer os principais tratos culturais e fitossanitários
necessários na produção das culturas a serem estudadas.
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ESPECÍFICOS:
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·
Estudar as
culturas de algodão e soja quanto aos aspectos relacionados a sua importância
socioeconômica, origem e difusão;
·
Classificação e
descrição botânica, variedades, clima e solo adequado para seu cultivo;
·
Calagem e
adubação;
·
Preparo do solo
e plantio
·
Tratos
culturais;
·
Colheita e
secagem
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CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO*
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1º SEMESTRE:
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Relação Interdisciplinar
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UNIDADE I - Cultura do Algodoeiro
(40 hs)
UNIDADE II - Cultura da Soja (40
hs)
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-
Nutrição mineral de plantas;
-
Fertilidade do solo;
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RECURSOS FÍSICOS, MATERIAIS DIDÁTICOS E
LABORATÓRIOS.
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x
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Visitas técnicas à indústrias, fábricas, centros de
pesquisa, instituições, fazendas e outros.
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X
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Televisão
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x
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Quadro negro e pincel e/ou giz
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X
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Data Show + Net book
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x
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X
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Caixa de Som
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VISITAS TÉCNICAS E
AULAS PRÁTICAS PREVISTAS
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Local/Empresa
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Data Prevista
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Materiais/Equipamentos/Ônibus
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Visita à área experimental do IFMT
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A combinar
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A combinar
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Visita a propriedades rurais próximas de Campo Verde
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A combinar
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A combinar
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Visita à empresa de máquinas agrícolas
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A combinar
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A combinar
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Visita a algodoeira
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A combinar
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A combinar
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CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO*
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Instrumentos:
Provas com questões
dissertativas e/ou múltipla escolha, participação na elaboração de materiais
e envolvimento com as atividades individuais e em grupo.
Critérios:
-
Coerência e argumentação técnica correta ao responder as questões das provas
dissertativas.
-
Assiduidade e participação nas atividades teóricas e práticas.
Avaliações:
A Média Semestral
corresponderá ao somatório das médias: das notas de duas Avaliações
(corresponderão a 90% da nota) e das Avaliações Parciais (corresponderão a 10%
da nota)
Média Semestral (MS) =
[(Avaliação I x 0,8) + (Parcial I x 0,2) + (Avaliação II x 0,9) + (Parcial II
x 0,1)] ÷ 2
O
(a) discente que atingir média semestral:
Maior
ou igual a 6,0 será aprovado (a);
Se
a média semestral for menor que 6,0 o (a) discente deverá fazer a prova
final.
Nota Final = (MS +
PF)/2
O
(a) discente que tiver Nota Final maior ou igual a 5,0 será aprovado.
O
(a) discente que tiver Nota Final menor que 5,0 será reprovado.
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Bibliografia Básica
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- EMBRAPA
SOJA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tecnologias de produção de soja – região central do Brasil 2012 e
2013. Londrina: 2011. 261p. (Sistemas de Produção / Embrapa Soja, ISSN
2176-2902; n.15).
- FREIRE,
E.C. Algodão no cerrado do Brasil.
Associação Brasileira dos Produtores de Algodão – ABRAPA. Brasília, DF. 2007
(1ª Edição).
- IMAmt
(Instituto Mato-Grossense do Algodão), AMPA. Manual de boas práticas de manejo do algodoeiro em Mato Grosso.
Safra 2012/13. www.imamt.com.br. Cuiabá, MT. 2012. 226p
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Bibliografia Complementar
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- SEDIYAMA, T.; SILVA, F.; BORÉM, A. Soja: do Plantio à Colheita. Editora
UFV, Viçosa, MG. 1ª edição. 2015. 333p.
- HENNING, A.A; ALMEIDA,
A.M.R.; GODOY, C.V.; SEIXAS, C.D.S.; YORINORI, J.T.; COSTAMILAN, L.M.;
FERREIRA, L.P.; MEYER, M.C.; SOARES, R.M.; DIAS, W.D. Manual de identificação de doenças de soja. 3a. ed. Londrina:
Embrapa Soja. 2010. 73p. (Embrapa Soja. Documentos, 256).
- CHRISTOFFOLETI, P. J.;
MOREIRA, M. S.; BALLAMINUT, C. E.; NICOLAI, M. Manejo de plantas daninhas na cultura do algodão. In: FREIRE, E.
C. (Ed.). Algodão no Cerrado do Brasil. Brasília, DF: Associação dos
Produtores de Algodão, 2007. Cap. 14, p. 523-550.
- CARVALHO, M. da C. S.; FERREIRA, G. B.; STAUT,
L. A. Nutrição, calagem e adubação do
algodoeiro. In: FREIRE, E. C. (Ed.). Algodão no Cerrado do Brasil.
Brasília, DF: Associação dos Produtores de Algodão, 2007. Cap. 16, p.
581-647.
- Boletim de Pesquisa de Soja. Fundação Mato Grosso. 2005, 229p.
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APROVAÇÃO
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São Vicente da Serra -MT, ___ de __________________de________.
____________________ ____________________
Docente Titular Docente Colaborador
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Declara-se
( ) Aprovado
( ) Aprovado com ressalvas – ver parecer em
anexo
o
presente Plano de Ensino:
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______________________________________
Coordenação do
Curso
____/____/____.
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____________________________________________
Representante da
Equipe Pedagógica - Depto. Ensino
____/____/___.
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