Plano de ensino - Fitotecnia I - 20171








PLANO DE ENSINO







            Curso: Bacharelado em Agronomia Integral

            Disciplina: Fitotecnia I (algodão e soja)


            Carga Horária: 80 hs

            Regime: Presencial                           Turno: Integral
           
            Ano/Turma: 2017/1




            Docente Titular: Victor Arlindo Taveira de Matos
            Docente Colaborador:

             




           
Ano/Semestre: 2017/1

Data: 25/03/2017



PLANO DE ENSINO
2017/1

CURSO
REGIME
Bacharelado em Agronomia Integral
Seriado Semestral
TURMA
TURNO
7º semestre
Integral
COMPONENTE CURRICULAR
C. H. (Horas)
Quantidades de Aulas
Total
Teórica
Prática
AG701


80
horas

20
AULAS

16
4
DOCENTE RESPONSÁVEL
Victor Arlindo Taveira de Matos
DOCENTE COLABORADOR:

ANO/SEMESTRE
2017/1


EMENTA

·         Soja e algodão: aspectos relacionados a sua importância: Distribuição mundial e no Brasil. Origem e classificação botânica. Estádios de desenvolvimento. Exigências bioclimáticas e de solo. Principais variedades. Tratos culturais e fitossanitários. Colheita e beneficiamento.

OBJETIVOS
GERAL:
·         Capacitar os discentes para caracterizar as plantas de algodão e soja e suas partes;
·         Identificar a importância econômica das culturas para o setor agropecuário;
·         Identificar os fatores genéticos e/ou ambientais que influenciam na fisiologia e comportamento de algodão e soja;
·         Reconhecer, compreender e estabelecer os principais tratos culturais e fitossanitários necessários na produção das culturas a serem estudadas.
ESPECÍFICOS:
·         Estudar as culturas de algodão e soja quanto aos aspectos relacionados a sua importância socioeconômica, origem e difusão;
·         Classificação e descrição botânica, variedades, clima e solo adequado para seu cultivo;
·         Calagem e adubação;
·         Preparo do solo e plantio
·         Tratos culturais;
·         Colheita e secagem


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO*

1º SEMESTRE:
Relação Interdisciplinar
UNIDADE I - Cultura do Algodoeiro (40 hs)
  • Importância econômica e ecofisiologia do algodoeiro – 10 hs
  • Biotecnologia, descrição de cultivares e exigências climáticas – 6 hs;
  • Instalação da lavoura: época, espaçamento, população de plantas, rotação de culturas e controle de plantas daninhas – 6 hs
  • Manejo do solo, correção e manutenção da fertilidade do solo/ reguladores de crescimento, maturadores - 6 hs
  • Manejo de insetos-pragas, doenças e medidas de controle – 6 hs
  • Tecnologia de sementes, colheita e pós-colheita do algodão – 6 hs

UNIDADE II - Cultura da Soja (40 hs)
  • Importância econômica e ecofisiologia da soja - 10 hs;
  • Biotecnologia, descrição de cultivares e exigências climáticas – 6 hs;
  • Instalação da lavoura: época, espaçamento, população de plantas, rotação de culturas e controle de plantas daninhas – 6hs;
  • Manejo do solo, correção e manutenção da fertilidade do solo-6hs;
  • Tratamento de sementes e fixação biológica de nitrogênio – 6hs.
  • Manejo de insetos-pragas, doenças e medidas de controle- 6 hs;
  • Tecnologia de sementes e colheita – 6hs





-          Nutrição mineral de plantas;
-          Fertilidade do solo;

METODOLOGIA DE ENSINO

  • Aulas expositivas/ dialogadas;
  • Estudos dirigidos individuais e em grupo sobre os temas propostos;
  • Estudo de textos;
  • Exercícios complementares e/ou seminários;
  • Resolução de exercícios
  • Saídas a campo.


RECURSOS FÍSICOS, MATERIAIS DIDÁTICOS E LABORATÓRIOS.

x
Visitas técnicas à indústrias, fábricas, centros de pesquisa, instituições, fazendas e outros.
X
Televisão
x
Quadro negro e pincel e/ou giz
X
Data Show + Net book
x

X
Caixa de Som


VISITAS TÉCNICAS E AULAS PRÁTICAS PREVISTAS

Local/Empresa
Data Prevista
Materiais/Equipamentos/Ônibus
Visita à área experimental do IFMT
A combinar
A combinar
Visita a propriedades rurais próximas de Campo Verde
A combinar
A combinar
Visita à empresa de máquinas agrícolas
A combinar
A combinar
Visita a algodoeira
A combinar
A combinar

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO*



Instrumentos:
Provas com questões dissertativas e/ou múltipla escolha, participação na elaboração de materiais e envolvimento com as atividades individuais e em grupo.
Critérios:
- Coerência e argumentação técnica correta ao responder as questões das provas dissertativas.
- Assiduidade e participação nas atividades teóricas e práticas.
Avaliações:
A Média Semestral corresponderá ao somatório das médias: das notas de duas Avaliações (corresponderão a 90% da nota) e das Avaliações Parciais (corresponderão a 10% da nota)

Média Semestral (MS) = [(Avaliação I x 0,8) + (Parcial I x 0,2) + (Avaliação II x 0,9) + (Parcial II x 0,1)] ÷ 2

O (a) discente que atingir média semestral:
Maior ou igual a 6,0 será aprovado (a);
Se a média semestral for menor que 6,0 o (a) discente deverá fazer a prova final.

Nota Final = (MS + PF)/2
O (a) discente que tiver Nota Final maior ou igual a 5,0 será aprovado.
O (a) discente que tiver Nota Final menor que 5,0 será reprovado.



Bibliografia Básica


- EMBRAPA SOJA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tecnologias de produção de soja – região central do Brasil 2012 e 2013. Londrina: 2011. 261p. (Sistemas de Produção / Embrapa Soja, ISSN 2176-2902; n.15).
- FREIRE, E.C. Algodão no cerrado do Brasil. Associação Brasileira dos Produtores de Algodão – ABRAPA. Brasília, DF. 2007 (1ª Edição).
- IMAmt (Instituto Mato-Grossense do Algodão), AMPA. Manual de boas práticas de manejo do algodoeiro em Mato Grosso. Safra 2012/13. www.imamt.com.br. Cuiabá, MT. 2012. 226p


Bibliografia Complementar


- SEDIYAMA, T.; SILVA, F.; BORÉM, A. Soja: do Plantio à Colheita. Editora UFV, Viçosa, MG. 1ª edição. 2015. 333p.
- HENNING, A.A; ALMEIDA, A.M.R.; GODOY, C.V.; SEIXAS, C.D.S.; YORINORI, J.T.; COSTAMILAN, L.M.; FERREIRA, L.P.; MEYER, M.C.; SOARES, R.M.; DIAS, W.D. Manual de identificação de doenças de soja. 3a. ed. Londrina: Embrapa Soja. 2010. 73p. (Embrapa Soja. Documentos, 256).
- CHRISTOFFOLETI, P. J.; MOREIRA, M. S.; BALLAMINUT, C. E.; NICOLAI, M. Manejo de plantas daninhas na cultura do algodão. In: FREIRE, E. C. (Ed.). Algodão no Cerrado do Brasil. Brasília, DF: Associação dos Produtores de Algodão, 2007. Cap. 14, p. 523-550.
- CARVALHO, M. da C. S.; FERREIRA, G. B.; STAUT, L. A. Nutrição, calagem e adubação do algodoeiro. In: FREIRE, E. C. (Ed.). Algodão no Cerrado do Brasil. Brasília, DF: Associação dos Produtores de Algodão, 2007. Cap. 16, p. 581-647.
- Boletim de Pesquisa de Soja. Fundação Mato Grosso. 2005, 229p.

APROVAÇÃO

São Vicente da Serra -MT, ___ de __________________de________.



____________________                                                         ____________________
  Docente Titular                                                                 Docente Colaborador



Declara-se
(   ) Aprovado
(   ) Aprovado com ressalvas – ver parecer em anexo
o presente Plano de Ensino:








______________________________________
Coordenação do Curso
____/____/____.





____________________________________________
Representante da Equipe Pedagógica - Depto. Ensino
____/____/­___.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Referências Recomendadas para a disciplina

Trabalho que será replicado em sala de aula